EQUOTERAPIA
O Centro de Equoterapia Cavalo Amigo, em parceria com a SHPA vem promovendo atendimentos terapêuticos aliados aos cavalos há 21 anos.
A equoterapia proporciona verdadeiros ganhos à saúde física e emocional de seus praticantes principalmente por ser uma terapia realizada ao ar livre. Podemos destacar ganhos como integração social ligados a natureza e animais, além do aumento da coordenação motora e autonomia, questão muito importante no desenvolvimento de nós humanos. A prática beneficia crianças com deficiências neurológicas, motoras, emocionais e principalmente crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O time é composto por psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, educadores físicos e estagiários ligados às universidades locais. A equipe está preparada para atender crianças e adolescentes e está sob a coordenação da psicóloga Silvia Scheffer, que acumula 31 anos de experiência equestre e do educador físico e psicólogo Sandro Fernandes.
O Cavalo Amigo desenvolve programas de atendimentos terapêuticos e esportivos, além de projetos de responsabilidade social que estreitam laços com a comunidade, tendo como missão alcançar uma melhoria na qualidade de vida através dessa relação com o cavalo.
Equoterapia
O nosso centro é reconhecido pela ANDE-BRASIL e tem um time de profissionais com formação em equoterapia habilitados para atender diversas demandas. As sessões são coordenadas pelo psicólogo Sandro Fernandes e realizadas em ambiente natural, numa área de 10 hectares. Atividade muito indicada para Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Equitação Pré-esportiva
Destina-se a crianças de 4 a 6 anos que já tenham alguma autonomia para montarem sozinhas. Recebem os primeiros ensinamentos sobre o hipismo de forma lúdica e prazerosa, preparando os jovens atletas para o futuro.
Equitação terapêutica
Recomendado para todos que sofrem com o estresse e o pouco contato com a natureza. É uma atividade importante para o tratamento de distúrbios escolares, tais como: hiperatividade, déficit de atenção, depressão, déficit de natureza, além de promover a harmonia entre o corpo e a mente.